segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

2007/2008: Por que o Ministério Público não tomou uma providência? Por que a Polícia Federal não mandou prender? Por que a imprensa não apurou?

Sobre a ação da Polícia Federal em sua preocupação com o sistema de transplantes do Rio... ela se deu contra os autores da denúncia (ver "Carta Aberta da Ong Amigos do Transplante")

Por favor, leiam as cartas abaixo e, depois, vejam o que fala a atual coordenadora da Central de Transplantes Hellen Myamoto para o RJTV de 12/11/2008 sobre a situação da captação no Rio.

Do Blog "Uma vida em nossas mãos"
Oficio entregue ao Secretário Sérgio Cortes através do deputado federal Edson Santos

Organização da Sociedade Civil - Fundada em 2002 – Cnpj: 05.959.909/0001-95 – Rcpj/RJ: 202.244
Rio de Janeiro, 12 / junho / 2007


Ao
Sr. Secretário de Saúde do Estado do Rio de Janeiro - Dr. Sérgio Côrtez

Sendo este o terceiro ofício enviado a Vv.Ss. sobre praticamente o mesmo assunto, solicitamos, mais uma vez, providências de sua administração quanto ao Rio Transplante.
Relembrando: o 1º ofício foi enviado em março/2007 (cópia em anexo), quando, após a demissão do antigo coordenador, Dr. Joaquim Ribeiro Filho, em 31/janeiro/2007, ficamos mais de trinta dias sem comando efetivo dentro do Rio Transplante.
Após a nomeação do Dr. Walter Labanca, aguardamos mais ou menos 30 dias para lhe enviar o 2º ofício, alertando para a queda brusca nas captações de órgãos (além de trocas de e-mails com a Dra. Kátia Motta).
Sem maiores delongas, vamos ao que se nos interessa:
TRANSPLANTES DE FÍGADO – ESTADO DO RIO DE JANEIRO
Entre 1999 e 2002 4 cirurgias/milhão de habitantes
Entre 2003 e 2006 aumento para 6 a 7 cirurgias/milhão de habitantes
Ultimo semestre 2006 aumento para 10 cirurgias/milhão de habitantes
Ultimo trimestre 2007 queda para 4 cirurgias/milhão de habitantes
Janeiro 2007 14 transplantes (mesmo ritmo do ultimo semestre de 2006)
Fevereiro 2007 05 transplantes
Março 2007 02 transplantes
Abril 2007 07 transplantes
Maio 2007 02 transplantes
Junho 2007 01 transplante (até o dia 11)

Estes números específicos dos transplantes de fígado exemplificam um problema macro e atestam claramente a inoperância da atual administração do Rio Transplante, agravada pela inacreditável medida de desativação da formação continuada dos coordenadores Intra Hospitalares.
Ontem, dia 11/06, o Dr. Walter Labanca deixou a Coordenação do Rio Transplante e em seu lugar, parece-nos, assume a Dra. Ellen, que o secundava na administração.
Todos esses fatos, ilustre Secretário, acarretaram um aumento de mortalidade na fila de pacientes à espera de um órgão. Entenda-se ainda que tudo isso aconteceu não apenas sob a responsabilidade do Dr. Walter Labanca: a Dra. Ellen também lá estava.
Durante uma reunião em seu gabinete, uma repórter do Jornal O Globo teria lhe perguntado se não era hora de se fazer uma campanha para doação de órgãos. O Sr. teria respondido: “Não, ainda não é hora. Necessitamos primeiro reestruturar o Rio Transplante”. (Fato que nos foi relatado pela própria repórter)

Agora a Amigos do Transplante lhe pergunta: quando é que o Sr. vai conseguir reestruturar o Rio Transplante? Na realidade, os números mostram que ele estava muito bem estruturado, com excelentes resultados quantitativos e qualitativos. Mexeu por quê?
Dr. Sérgio, somos uma Organização onde toda a Diretoria é composta por Transplantados e falamos em nome das cerca de 7.000 pessoas aguardando um transplante que salve suas vidas, em todo o Estado do Rio de Janeiro (mais de 1.260 pacientes à espera de um fígado). Com este respaldo, julgamos ter o direito de ajudar, cobrar e criticar as políticas de captação e doação de órgãos em nosso Estado e contamos com a sua capacidade e solidariedade para reverter este retrocesso nos resultados de uma instituição que já esteve entre as mais eficientes do país.
Torcemos muito para que a sua Secretaria encontre uma solução urgente para o problema que o senhor mesmo criou no Rio Transplante, e colocamo-nos ao seu dispor para colaborar.
Atenciosamente
Amigos do Transplante - Pres: Oswaldo L P Souza


posted by REGINA VIEIRA at 5:51 PM


SITUAÇÃO RIO TRANSPLANTE hoje CENTRAL DE TRANSPLANTE DO RIO DE JANEIRO
Dra. Ellen Barroso - Coordenadora


A Central mudou de endereço há 1 mês (saiu do Pedro Ernesto e foi para o IASERJ), mas os novos telefones não foram ainda divulgados. No próprio site da Secretaria de Saúde, os dados ainda não foram modificados. Veja o link
Eu testei em 20/09[/2007] os numeros no site e ninguém atende!!! O site só foi atualizado no dia 24/09.

A Central funcionou com apenas 2 telefones durante 30 dias.

Foram extintas (ou "esvaziadas) as coordenações intra hospitalares que faziam, remuneradas por bolsas, a educação continuada dos funcionários e da comunidade de cada unidade. Agora são os funcionários do Rio Transplante que estão encarregados de fazer a checagem das possibilidades de captação, pessoalmente ou por telefone. Inviável, pois são 80 unidades espalhadas no Estado.

Do blog Uma vida em nossas mãos. Um blog com muitas referências sobre o sistema de transplantes do Rio de Janeiro.
Sobre essa situação "meio desorganizada" (sic), ver: Perguntas ao procurador...
Ver, ainda: "Como é fácil mandar prender um médico..."

Nenhum comentário: