sábado, 16 de agosto de 2008

"fragilidades" X "quadrilha"/"esquema" - a quem serve o eufemismo?

"Ainda que não tenha havido irregularidade criminal, o sistema se mostrou bastante frágil e suscetível a fraudes", disse Ordacgy (...) Segundo ele, as recomendações serão encaminhadas na próxima semana para o Ministério da saúde e para a Secretaria Estadual de Saúde, que terão até o fim de setembro para apresentar soluções. "Se não, poderemos entrar com ações civis públicas", diz o defensor.[André Ordacgy - defensor público da União]. Defensoria pede mudanças no serviço de trasnplantes do Rio. Folha de S. Paulo 16/08/2008 C4

Agora, vejam esta reportagem de O Estado de S. Paulo de 06/08/2008:

TCU alertou sobre falha de transplantes no Rio
Apesar da crise ter sido anunciada, a maioria das mudanças solicitadas ainda não teve resposta

O Ministério da Saúde e o governo do Rio foram alertados em 2005 pelo Tribunal de Contas da União sobre problemas no sistema de transplantes fluminense, quase três anos antes da crise que culminou neste ano com a paralisação dos transplantes de fígado, rim e córneas em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). Mas a maioria das mudanças solicitadas ainda não teve resposta, entre as quais medidas contra a precariedade da infra-estrutura para transplantes e para um melhor controle da captação de órgãos.
De 22 determinações e recomendações feitas em 2005, 9 foram implementadas, 4 não foram atendidas e o restante foi parcialmente cumprido, diz avaliação feita em maio do ano passado pelo TCU. Segundo a assessoria de imprensa do tribunal, até esta semana, a maioria dos pontos cobrados seguia sem resposta.


Perguntas:

1. Ainda vai ser dado um tempo (até setembro) para que medidas sejam apresentadas e, somente aí, se entrará com ações civis públicas? Por que condescendências desse tipo não foram dadas ao Dr. Joaquim Ribeiro Filho e sua equipe?
ELE FOI PRESO SEM TER SIDO OUVIDO! ACUSADO DE FORMAÇÃO DE "QUADRILHA" E RESPONSÁVEL POR UM "ESQUEMA" DE "VENDA DE LUGARES NA FILA"!!!(PARECE QUE ESTÃO SE ESQUECENDO MUITO RÁPIDO DISSO!!!) Justamente, ele, o médico que, se tivesse sido ouvido em 1.1.2008, teria evitado toda essa confusão e paralisação quase criminosa no sistema de transplantes do Rio.

2. E os pacientes na fila do transplante?!?!

3. Mais uma vez: Por que a condescendência ("fragilidades") e a omissão quando se trata da Secretaria de Saúde e do Rio transplante e a truculência ("quadrilha", "esquema") quando se trata do Dr. Joaquim Ribeiro Filho e sua equipe?

4. "o sistema se mostrou bastante frágil"? O sistema funciona sozinho? O que é, afinal de contas, esse "sistema"? Quem é o responsável pela gestão do "sistema" e o que fez para impedir sua "fragilidade"? Perseguiu e processou durante 05 anos o Dr. Joaquim Ribeiro Filho?

Nenhum comentário: