sábado, 16 de agosto de 2008

Uma pergunta à Defensoria Pública, ao Ministério Público e à Polícia Federal (16/08/2008)

"Ainda que não tenha havido irregularidade criminal, o sistema se mostrou bastante frágil e suscetível a fraudes", disse Ordacgy [André Ordacgy - defensor público da União]. Folha de S. Paulo 16/08/2008 C4

Consideramos louvável a atitude da Defensoria, pois o que deveria ter sido pensado, desde o início, nessa confusão toda, era o bem e a redução do sofrimento dos pacientes.

O que não entendemos é o seguinte: Uma pessoa foi linchada moralmente com base em um sistema "fragilizado" (embora não saibamos, exatamente, o que isso quer dizer)


Perguntas:

1. Por que a Defensoria Pública, o Ministério Público Federal e a Polícia Federal não tomaram a iniciativa de investigar o sistema de transplante no Rio de Janeiro, quando o Dr. Joaquim Ribeiro Filho denunciou, na frente do subsecretário jurídico e de corregedoria da Secretaria de Saúde e Defesa Civil, Pedro Henrique de Masi Pinheiro ("Governo diz que fígado não servia para transplante"rádio CBN - Sidney Rezende em 1.1.2008), que os exames não estavam sendo atualizados na lista?

"Nós estamos acompanhando a paciente desde o início. Ela não deveria estar na posição 253. Provavelmente, ela estaria na posição 20, 25. Isso porque eles não estão atualizando os exames. Esse sistema de gravidade é dinâmico. Independente disso, nós, como médicos, temos o dever de colocarmos um órgão em um paciente que seja compatível?, protestou Ribeiro."


2. Qual é, objetivamente, a responsabilidade da Secretaria da Saúde e do Rio Transplante (gestor do sistema de transplante) pela "fragilidade" do sistema? Como vem funcionando o gerenciamento do órgão gestor dos sistema de transplantes do Rio? . ("A mortalidade na fila de transplante aumentou" Sidney Rezende 04.07.2007)

"De fevereiro para cá, a secretaria não está dando o apoio necessário ao Rio Transplante. A ambulância foi rebocada e até hoje não foi devolvida. Os doentes estão sendo transportados em um Santana velho", denunciou."Alguns funcionários saíram e não foram substituídos. Bolsas para capacitação de médicos não estão sendo pagas há quatro meses", disse Ribeiro em entrevista a Sidney Rezende na CBN.


3. Marcamos, desde hoje:

QUANTO TEMPO A DEFENSORIA PÚBLICA, O MINISTÉRIO PÚBLICO FEDERAL E A POLÍCIA FEDERAL VÃO LEVAR PARA ABRIR UMA INVESTIGAÇÃO QUE APONTE, OBJETIVAMENTE, AS RESPONSABILIDADES DA SECRETARIA DE SAÚDE E DO RIO TRANSPLANTE SOBRE AS CONDIÇÕES PRECÁRIAS ("fragilidades") DO SISTEMA DE TRANSPLANTE NO RIO DE JANEIRO?

HOJE É 16/08/2008

Nenhum comentário: