sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Desagravo

"Nós, abaixo assinados, unidos em desagravo ao Dr. Joaquim Ribeiro Filho, temos a dizer que acompanhamos, há muitos anos, o seu esforço em construir o sonho de um serviço eficiente de transplante de fígados no Brasil, sempre com o foco em salvar o maior número de vidas possíveis, sejam elas pobres, ricas ou remediadas. Depois de se graduar no Colégio Santo Inácio, formou-se, em medicina, pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde se tornou Mestre. É Doutor pela Universidade de Paris, com especialização em transplantes de órgãos, cirurgia de fígado e em cirurgia geral setor abdominal. Joaquim foi o responsável pela primeira cirurgia de transplante de fígado do Estado do Rio de Janeiro, realizado no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho – HUCFF, referência mundial em Transplantes. Depois desta pioneira cirurgia, já foram realizadas centenas de outras, sempre priorizando a ética médica, a qual procura passar a seus alunos como professor da casa onde faz questão de trabalhar e lecionar até hoje (UFRJ).

Trata-se de cidadão e profissional de formação e caráter irretocáveis, que merece todo o nosso apoio e respeito, especialmente em um momento como este em que seu direito de defesa vem lhe sendo negado, diante das infundadas acusações que vem sofrendo.

Antes de condenar publicamente qualquer cidadão é preciso prudência, ponderação e, acima de tudo, responsabilidade. Por isso, rejeitamos a forma pela qual o médico Joaquim Ribeiro Filho está sendo tratado, sendo ele vítima de uma condenação sem processo que, além de prejudicá-lo como pessoa e profissional, confunde a opinião pública e ainda prejudica a causa nobre daqueles que, como ele, lutam por um sistema eficiente de transplantes no Brasil, sem que a covardia predomine sobre a vocação de se tentar distribuir a vida e não se consolar com a perda de órgãos, ainda que marginais."
Luciana Boiteux
Maria Salgado
Cristina Leme Lopes
Ricardo Lopes Alexandre
Lena Talberg Bocchino de Almeida
e diversas outras assinaturas

Nenhum comentário: