terça-feira, 6 de julho de 2010

Pacientes dos Rio são transplantados em São Paulo. O jogo sujo dos linchadores midiáticos

Já que se questionou tanto a liminar que permitiu o transplante em Augusto Arraes no Rio de Janeiro, cabem algumas perguntas:

1. Será que o Ministério Público, a Polícia Federal, a Secretaria de Saúde do Rio e a coordenadora (e o antigo coordenador) do Serviço Nacional de Transplantes, além da mídia em geral e, particularmente, a sucursal da Folha do Rio, poderiam explicar o caso publicado no jornal O Dia (abaixo) sobre pacientes de outros estados (inclusive do Rio) que são operados em São Paulo?

2.Seria o caso de revelar publicamente seus nomes, como conseguiram isso, quanto pagaram pelo transplante, quem foram os médicos que o realizaram, em que posição estavam na lista etc. como fizeram com o Dr. Joaquim Ribeiro Filho e sua equipe?

Os linchadores midiáticos jogam um jogo muito sujo! Sensacionalismo e ignorância associada a falta de apuração!

Cariocas fazem transplante em SP
Com a crise nos hospitais do Rio, pacientes recorrem ao estado vizinho
O DIA - 06/07/2010


Rio - A precariedade do sistema de transplantes do Rio fez com que 619 moradores do estado recorressem a São Paulo para serem operados, no ano passado. Segundo a Secretaria estadual de Saúde de São Paulo, um em cada cinco pacientes transplantados em hospitais paulistas moram em outros locais do País.

Dos 7.580 transplantes de doadores falecidos realizados em São Paulo, incluindo órgãos e córneas, 1.632 beneficiaram pessoas que moram em outros locais. O Rio é o estado com o maior número de transplantados.
No caso de transplantes de pâncreas, 46,5% dos que receberam o órgão em hospitais paulistas moravam em outros estados. A situação foi a mesma para 24,7% dos transplantados de córneas e 24,7% dos que receberam transplante de pâncreas e rim.

Nenhum comentário: