terça-feira, 18 de maio de 2010

"Imagens do Rio, de grande beleza ou de revoltante caos e descaso"

Belezas, Caos e outras histórias - Ana Cláudia Guimarães
Imagens do Rio, de grande beleza ou de revoltante caos e descaso
OGlobo

RARO E DIFÍCIL
Transplante duplo

A Clínica São Vicente, na Gávea, fez no último dia 10, com sucesso, um transplante duplo de rim e fígado.

O paciente, o tecnólogo Edmundo Luiz Moreira Pinto (na foto), 49 anos, teve alta ontem do hospital. Antes dele, desde 2002, foram feitos apenas três transplantes desse tipo no estado do Rio. Edmundo, o quarto, foi o único que sobreviveu. Agora, ele , veja que legal, está cheio de planos para o futuro.

- Quero me preparar para correr a São Silvestre - contou ao sair do hospital.

Edmundo sofria de uma doença genética rara chamada doença renal e hepática policistica. O fígado dele que foi retirado tinha 12 quilos. O normal é até 4 quilos.


Apenas um complemento:
Comentário no Orkut - Comunidade: "Transplantes - doação de órgãos
Realmente o que se fez com esse profissional e com a equipe dele foi uma grande injustiça. Fizeram todo aquele estardalhaço para prendê-lo, mas quando foi absolvido pouco foi divulgado.
A única coisa que conseguiram foi prejudicar todo o esforço que eles faziam para que a fila de transplante no Rio de Janeiro. Dezenas de pessoas foram prejudicadas na época por conta da prisão de um dos maiores especialistas em transplante hepático do Rio de Janeiro e da proibição de ele exercer sua profissão.
Felizmente, para mim, ele foi absolvido e pôde voltar a atuar.

Pois exatamente 1 ano após este post do Lira, em 10/04/2010, com a participação do Dr. Eduardo Fernandes e da Dra. Samanta Basto (que também são citados na reportagem), recebi o primeiro transplante duplo de rim e fígado bem sucedido no Rio de Janeiro. O Dr. Joaquim não pôde participar em um primeiro momento, por estar em outra cidade, mas no dia seguinte, ao chegar de viagem e ser informado de uma complicação no meu caso, foi ao hospital e atuou juntamente com o Dr. Eduardo para controlar o problema.

E graças à competência e correção destes e outros profissionais, eu estou me recuperando muito bem, me preparando para reassumir minha vida de forma mais plena.
Muito cuidado ao lermos notícias de jornal. Nem sempre eles estão preocupados em informar corretamente e sim em alimentar escandalos que ajudam a vender mais.

Nenhum comentário: