terça-feira, 28 de outubro de 2008

Em 2004, participando de debates a partir do caso do ator Norton Nascimento.

A 7ª Semana de Saúde do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro começará nesta segunda-feira (dia 22 de novembro). O presidente do TJ/RJ, desembargador Miguel Pachá, abrirá o evento no auditório Antonio Carlos Amorim, no 4º andar do Fórum, após a apresentação do coral do TJ que está marcada para às 11h. Este ano, Doação de Órgãos será o principal tema do evento, que acontecerá no 9º andar, até sexta-feira (dia 26).

O ator Norton Nascimento, que sobreviveu a um aneurisma na aorta graças à um transplante de coração realizado no final do ano passado, fará uma palestra sobre o tema às 11h30, no mesmo auditório. Em dezembro de 2003, mais de setenta doações foram necessárias para salvar a vida de Norton, somadas as de sangue, plaquetas, plasma e coração. Após a palestra, que é aberta ao público, haverá um debate sobre doação de órgãos com a participação de convidados, entre eles, o desembargador José Carlos Maldonado de Carvalho e o coordenador da Central de Transplante do Rio de Janeiro, Joaquim Ribeiro Filho.


A Semana da Saúde é um evento anual, que sempre acontece em novembro, e oferece uma série de exames, avaliações gratuitas e orienta os serventuários do Poder Judiciário fluminense. Desta vez, durante a sétima edição, será possível receber orientações nutricionais e posturais, fazer avaliação odontológica, aferir pressão arterial, níveis de glicose e colesterol e avaliar o risco de coronariano, além dos estandes sobre doações de órgãos que informarão sobre o tema. A grande novidade é que desta vez a Semana da Saúde terá quatro dias, além do evento de abertura. Nos anos anteriores, o evento tinha apenas três dias.

A médica Lucila Perrotta, diretora do Departamento de Saúde do TJ/RJ, responsável pela iniciativa do projeto, espera uma grande procura. Segundo ela, ano a ano, os números de atendimentos têm crescido. Em 2003, 715 servidores aproveitaram a Semana da Saúde para medir sua pressão arterial e os níveis de glicose e colesterol no sangue; 523 pessoas fizeram avaliação postural com os fisioterapeutas contratados especialmente para o evento e 450 receberam orientação nutricional. ?Saúde envolve valorização do indivíduo, é um tema social que não deve ficar só no consultório médico?, concluiu Lucila, que desconhece qualquer iniciativa parecida em outros órgãos públicos.

Nenhum comentário: