segunda-feira, 8 de setembro de 2008

Leda Maria Guimarães Cunha

Deponho a favor do Dr.Joaquim Ribeiro por conhecê-lo pessoalmente e por saber que todas estas acusações devem ter partido de pessoas inescrupulosas que não conhecem o seu trabalho como médico dedicadíssimo e excelente cirurgião. Além de sua competência profissional, que ninguém pode duvidar, ante os inúmeros transplantes por ele efetuados todos esses anos. Com sucesso, ele ensinou muitos médicos a transplantarem fígado.

Acredito que os médicos desta especialidade devem estar chocados e apavorados com tantas inverdades e maledicências! Não é possível que um cirurgiao que teve o altruísmo de ensinar a seus próprios colegas de profissáo a técnica que aprendeu na França e que introduziu no Hospital Clementino Fraga seja agora linchado publicamente como se fosse um malfeitor! Isto é um escândalo!

Quem o conhece tem orgulho em conhecêlo, pois sabe de sua integridade moral e de sua ética. Causa revolta ver o nome de pessoa tão digna e ética nas mãos da imprensa irresponsável, que deveria primeiro apurar a verdade ou, então, utilizar palavras mais corretas, quando a verdade ainda está sendo apurada. Mas, pre-julgar irresponsavelmente um profissional sério é muito triste, além de ser leviano.

E incrível com que facilidades se destrói anos e anos de estudos e de trabalho sério sem qualquer escrúpulo, ao preço de um sensasionalismo barato! É muito fácil destruir as pessoas, mas construir leva anos a fio de perseverança e de trabalho, como foi a construçao profissional do médico e cirurgião Joaquim Ribeiro Filho. Sua ética profissional é inatacável. Sei que se ele fosse desonesto já estaria rico, como acontece no Brasil com os espertalhões que todos os dias os jornais noticiam.

Sei, também, que ele nunca se aproveitou do cargo que ocupou, muito pelo contrário, só lhe trouxe muito trabalho e muitos aborrecimentos, porque agia com imparcialidade e as pessoas em geral estão tão desacreditadas no ser humano que julgam pela via mais fácil, sem apurar a verdade.

Lamento pelo meu país que isto esteja acontecendo, porque isto afasta dos cargos públicos as pessoas de bem que poderiam honestamente contribuir para o bem comum, já que a profissão médica é a mais mal remunerada neste país, porque aqui a vida vale muito pouco! Quem se dedica aos pobres nos hospitais públicos não tem reconhecimento do Estado. Certamente que os profissionais da área de saúde, que se expoem diariamente nos hospitais públicos para salvar vidas são os verdadeiros heróis desse país, pois além das péssimas condições de trabalho, pela falta de atenção das autoridades, ganham salário que não corresponde à dignidade e a responsabilidade que o desempenho de seu trabalho requer!

Esta é a verdadeira história do Dr. Joaquim Ribeiro: ser um idealista, que trabalha para salvar vidas, nao importando o retorno financeiro que isto lhe dá, ante a magnitude de seu trabalho - salvar vidas, custe o que custar, não importanto o sacrifício para alcançar o bem maior. Sei que é difícil entender isso quando se vive em uma sociedade em que o dinheiro tem um valor absoluto, onde o ''ser'' não tem espaço, além de estar em último plano em relaçao ao ''ter''!

A moral desta história é a grave e desastrosa repercussão que acarreta ao final: o afastamente das pessoas honestas da esfera publica, pois quem quer ganhar mal, trabalhar muito, em péssimas condições de trabalho e, ao final, ainda passar por desonesto? Lamento por você, pela extrema injustiça que está sofrendo, mas, principalmente, pelos nossos filhos e por nós brasileiros, por presenciamos a falência de nossas instituições, ao promover o afastamento da esfera pública das pessoas honestas.

Leda Maria Guimarães Cunha

Nenhum comentário: