quinta-feira, 7 de agosto de 2008

"Fura-Fila" ou "Saúde"

O nosso blog de apoio ao Dr. Joaquim - "Transplante é vida" ficaria feliz se as matérias dos jornais começassem a prestar informações que diminuíssem o drama dos pacientes. Informações sobre a valorização do Hospital Universitário do Fundão, sobre o possível reestabelecimento (o mais rápido possível) de uma (das duas) equipes de transplantes de fígado que o Rio de Janeiro dispõe e esclarecessem a complexidade que envolve o transplante de órgãos no país.

Gostaríamos que apurassem quais foram as observações feitas pelo TCU (ao Ministério e Secretaria da Saúde do Rio) a respeito de problemas na área de transplantes e quais medidas deveriam ter sido tomadas pelas autoridades. Avaliar quais dessas medidas não foram ainda implementadas e o que está sendo feito para que, efetivamente, ocorram. Fica estabelecido: deve ser algo além do "alguém disse".

Alguns jornais já têm se mobilizado nesse sentido. E o que antes era classificado como "Fura-Fila" (não vamos comentar outros termos que vieram na cola desse) começa a ser classificado no alto das páginas desses jornais como "Saúde".

Enquanto isso, uma pessoa levada a uma espécie de linchamento moral público ainda aguarda. Acreditamos que o Dr. Joaquim Ribeiro saberá esperar o momento em que tudo isso se resolverá, mas os pacientes tem urgência.

Pelo que acompanhamos nesse tempo, nos fóruns de comentários dos jornais online, eles também tem medo, decepções, ressentimentos, esperança, dor, fé, resignação etc.

Nenhum comentário: