segunda-feira, 9 de outubro de 2017

TURMA JOAQUIM RIBEIRO FILHO - UFRJ - 2017.2

Homenagem Joaquim Ribeiro Filho
Por: Rafael Serafim Pinto

Muito em breve, concluiremos mais uma etapa de nossas vidas. Nos tornaremos médicos. Foi uma longa jornada! Um caminho com dificuldades, inseguranças, erros, acertos, vitórias e alegrias. E, se chegamos aqui, é porque encontramos mestres que com paciência e sabedoria nos transmitiram conhecimento. Padre Manuel Bernardes, em uma de suas obras, diz: 

“Não há modo de ensinar mais forte, e suave, do que o exemplo: persuade sem retórica, impele sem violência, reduz sem porfia, convence sem debate, todas as dúvidas desata, e corta caladamente todas as desculpas”.

E você, professor Joaquim, é um exemplo para todos nós. Exemplo de competência, humildade e determinação! Mesmo diante das dificuldades impelidas por um sistema de saúde sucateado e das injustiças, manteve-se determinado, firme nos seus propósitos. E foi capaz de oferecer o melhor para nosso aprendizado. Não há quem passe pelo internato de cirurgia e não diga “Joaquim é o cara”. 

Esperamos que esse gesto possa retribuir, pelo menos em parte, todo o conhecimento que nos foi transmitido com muita dedicação. Essa singela homenagem é um reconhecimento do seu comprometimento com nosso ensino e cuidado impecável oferecido aos pacientes. Afinal, não o temos apenas como referência em conhecimento teórico da medicina, mas também um exemplo de uma boa prática médica, do que é ser um médico de verdade.

Alguns sábios dizem que o nosso maior bem é o nosso nome, o que somos na essência e os bons exemplos que deixamos. É por isso que o senhor foi escolhido, dentre tantos outros que tivemos o prazer de conhecer, para receber essa homenagem. 

Nós, da turma de Formandos de Medicina 2017.2 da Universidade Federal do Rio de Janeiro, temos o orgulho de receber seu nome e de ser a turma Joaquim Ribeiro Filho.

Nenhum comentário: