quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Nádia Maria da Silva - paciente

Meu nome é Nádia, sou médica, carioca, resido hoje em Fortaleza e estou no nordeste há uns dezoito anos. Acho interessante fazer um depoimento acerca deste terrível incidente na vida do Dr Joaquim Ribeiro.

Quero logo deixar claro que se meu depoimento for considerado importante podem contar comigo em qualquer instância, pois devo a minha vida a êle bem como a retomada da minha profissão.

Em 1990 fui contemplada com a notícia de que tinha uma massa nodular no lobo direito hepático que levou algum tempo para um diagnóstico definitivo bem como a decisão de operá-lo. Passei por vários especialistas que se recusaram a fazer a cirurgia, inclusive o Dr Ribamar, pois não havia ainda uma consolidação de sucessos neste campo.

Não conformada com um diagnóstico incerto, continuei a buscar um diagnóstico definitivo, que conseguimos através de uma arteriografia, pois tratava-se de um hemangioma cavernoso. Ocorre que tinha um comportamento e tamanho sui generis, pois já tinha 11 cm em seu maior diâmetro, quando o comum é ter um crescimento de aproximadamente 04 cm.

Após a confirmação, levei um período buscando um cirurgião para realizar a minha cirurgia e não encontrava quem pudesse fazê-lo pois era de grande risco e a recusa era a única resposta que eu conseguia. Fui então a um hepatologista muito competente, Dr. Jorge Segadas, que fez o contato com o Dr Joaquim Ribeiro. Este havia chegado recentemente da sua especialização cirúrgica.

Eu queria muito ser operada porque tinha vômitos incoersíveis, emagreci 06 kilos em dois meses, e sobretudo, na vigência de um acidente com rotura deste tumor, certamente, a morte viria mais rápida que um socorro.

Nesta época eu já não mais trabalhava, já não tinha plano de saúde e sofria também de depressão. Tenho que declarar que fui atendida como qualquer cidadão dentro do Fundão, nem fui priorizada por ser médica, nem fui negligenciada por estar "pobre", no momento. Passei a ser um usuário do SUS podendo contemplar a retidão de comportamento de todos os envolvidos, em todos os níveis. Fui muito bem assistida assim como pude perceber, na enfermaria que todos foram bem atendidos sem discriminação.

Conheci o Dr. Henri e Dr. Olivier, que estavam no Rio e participaram também da cirurgia. Muitos residentes e internos, também participaram do evento, já que era a quinta hepatectomia extensa, com aquela técnica realizada lá. Eu tive confiança e continuo a ter no Dr Joaquim Ribeiro, como no Dr Segadas, Olivier, Henry, Leonel, Ribamar e outros. São personagens de uma equipe muito consciente, capacitada, de princípios éticos inquestionáveis.

Em mais de um mês de convivência contínua com o Dr Joaquim, dentro da enfermaria, pois foi onde fiquei, pude verificar sua dedicação, imparcialidade, carinho e amor que tem com seus pacientes -TODOS.

Agradeço a Deus por ter encontrado estas pessoas em minha vida, e posso dizer que se hoje eu consegui recomeçar minha carreira com sucesso e amor eu devo a esses médicos em especial, a Joaquim Ribeiro.

Nádia Maria da Silva

Nenhum comentário: