O DIREITO DE DEFESA!
Ficamos sabendo através da imprensa da prisão de Dr. Joquim Ribeiro Filho. Reagimos com enorme tristeza e indignacão ao ver um amigo nosso recebendo o tratamento de um criminoso. A nossa impotência nos enche com raiva, raiva de uma imprensa sensacionalista, colocando acusacões de tal maneira que o leitor pode lê-las como sentença de um julgamento, saltando a conclusões prematuras, jogando profissionais honestos na mesma cesta com políticos que nao teríamos tanta facilidade de defender.
O direito de defesa cabe a todos. Nós como leitores temos o direito a informacão mais objetiva, equilibrada e séria. Conhecemos Dr. Joaquim como pessoa e médico há muitos anos. Ele merece o maior respeito. O objetivo dele nesses anos todos era de melhorar a situacão dos pacientes. Foi por isso que ele aceitou o cargo duplo de expert e organizador. Ele descobriu que o cargo organizador era extremamente político ou politizado.
Como pessoa direta e direita ele não teve medo de encarar opiniões divergentes. O sistema de uma fila única parece dar um máximo de justica. Na prática, o melhor aproveitamento dos escassos órgaos disponíveis para transplante é um processo complexo e altamente técnico. Temos a convicão que Dr. Joaquim e altamente capacitado - tecnicamente e eticamente - de lidar com as questões envolvidas.
Ao nosso ver existem interesses fortes de eliminar Dr. Joaquim do lugar e concentrar os transplantes do Rio no Hospital do Bonsucesso. Os agentes desses interesses usam a justica, a polícia e a imprensa com a finalidade de criar um monopólio que significa muito poder - poder sobre vida e morte? Nós gostariamos de confiar na pessoa de Dr. Joaquim Ribeiro em vez dos adversários dele. A imagem divulgada de Dr. Joaquim inverte os valores. O honesto e colocado como criminoso. As mãos que dão vida são atadas para abrir caminho para políticas que deveriam ficar sob controle rigoroso e independente no futuro.
Rita e Rudolf Hefti
31 de julho 2008
(carta enviada aos jornais e não publicada)
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário